O Codese promoveu a Jornada Metodológica de Cenários Prospectivos junto com a Foco Estratégia para as suas entidades e apoiadores
A principal intenção do curso era preparar a equipe para compor cenários para o ano de 2033. Inclusive, eles procuraram enfatizar diferentes perspectivas acerca da região metropolitana de Goiânia.
Sobretudo, a ideia principal desses cenários é priorizar e desenvolver uma fundamentação sólida que sustentem as propostas de ação envolvendo diversos atores sociais. Além do mais, a Foco Estratégia apresentou para a equipe de trabalho uma metodologia fundamentada e necessariamente ajustada às condicionantes e restrições definidas pelo CODESE.
De modo geral, a jornada foi direcionada para a produção de Propostas para o próximo prefeito de Goiânia. Afinal, o objetivo principal, é que Goiânia seja, em 2033, referência em todo país, sendo uma das 10 melhores cidades para se viver. Tendo como referência o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Principais retornos da Jornada
- Capacitação e atualização dos colaboradores;
- Abordagem de temas de interesse do patrocinador. Como por exemplo: Carta de navegação, Documento “Goiânia 2033”, Covid-19;
- Formulação de propostas qualificadas para o refinamento de políticas e estratégias específicas. Dentre elas: Proposta para os prefeitáveis (Metas para 4 anos) e Estratégias Legislativas (municipal, executivo e legislativo);
- Maior protagonismo do patrocinador na região;
- Propostas de metas e também processos de interação com o Ministério Público e com as estruturas do Poder Legislativo;
- Adição de valor aos resultados do patrocinador;
- Formulação de políticas estratégicas para o desenvolvimento econômico metropolitano e o fortalecimento da quadrihélice (Público, privado, academias, associações).
Resultado da Jornada
Visando à formulação do cenário mais provável, foi se articulado uma fração essencial das ideias trabalhadas nas análises dos 7 módulos, de 12 horas, com 84 horas de trabalho ao todo, e com a média de 30 participantes. No esforço de prospecção e de síntese, os analistas junto com os participantes buscaram descrever as possibilidades do futuro em Goiânia no seu Centenário, 2033.
De modo geral, a prospecção de cenários segue extremamente útil para o planejamento estratégico, o que é bem evidenciado pela quantidade de Estados, corporações e de outras entidades que a praticam.
Sobretudo, o desenvolvimento mais qualificado da região metropolitana certamente necessitará de esforços adicionais e específicos da nossa sociedade.
Diante disso, o cenário desejado para a região metropolitana de Goiânia, em 2033, será uma região moderna, sustentável, segura e próspera. Haverá significativas melhorias nas áreas de trânsito, educação, saúde, saneamento, habitação, assistência social, cultura e lazer. Os setores econômicos serão competitivos e, regionalmente, teremos destaque nos quesitos: empreendedorismo, investimentos, pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Apoiadores da Jornada metodológica do Codese
Podemos destacar que esse projeto só está sendo possível, graças aos nossos apoiadores, que inclusive, não só estão nos apoiando, como também, estão nos ajudando com recursos financeiros para promover a jornada.
Assim sendo, destacamos os nossos apoiadores:
- Faculdade ESUP;
- Fundação Tiradentes;
- OCB-GO;
- Associação dos desenvolvedores urbanos do estado de Goiás (ADU-GO);
- SECOVI-GO;
- Unimed;
- Sindicato do comércio varejista de derivados de petróleo no estado de Goiás (Sindiposto);
- AOKA urbanismo;
- Sicoob Engecred-GO;
- Tropical Urbanismo e incorporações;
- Toctao engenharia;
- Fecomércio-GO;
- Grupo Tecnoseg afiliado ao Sindesp Goiás;
- TOTVS Unidade Goiás;
- Sindicato das empresas de transporte coletivo urbano de passageiros de Goiânia (SET);
- Associação empresarial da região da 44 (AER 44);
- Mega Moda.
Confira mais uma matéria do nosso site: Codese realiza sabatinas com os candidatos à Prefeito de Goiânia