codese logoConselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia e Região Metropolitana

Inspiração

Em meados da década de 90 Maringá, no Paraná, se encontrava em crise, com economia estagnada e taxas de crescimento insignificantes.

Apesar da cidade contar com várias entidades representativas de vários segmentos da sociedade, cada uma tinha seus próprios objetivos e sem comprometimento amplo com os destinos da cidade.

Algumas lideranças empresariais locais começaram a refletir se lhes caberiam atitudes para reverter a situação. Posteriormente, mais entidades foram atraídas, novos líderes e dirigentes foram convidados para discutir o futuro do município, surgindo em 1996 o movimento Repensando Maringá.

A sociedade civil estava agora organizada, comprometida e sabia o que queria. Concluiu-se, então, que deveria existir uma organização público-privada que fosse encarregada de manter a sociedade articulada, que cuidasse das políticas de desenvolvimento de médio e longo prazo e que identificasse mecanismos e meios de fazer executá-las.

Uma das conquistas deste movimento foi a disponibilização do documento MARINGÁ 2020, que consolidava as propostas de desenvolvimento para a cidade e que refletia a vontade da maioria dos representantes de entidades, instituições e representações políticas.

Foi então criado, por meio da Lei no. 4.275/96, de 11/09/96, o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá - Codem, com caráter deliberativo e consultivo, para formular e fazer executar as políticas de desenvolvimento econômico.

Definição

Constituir uma assembleia permanente, formada pela sociedade civil organizada, para discutir e propor soluções estratégicas em desenvolvimento econômico sustentável, através da elaboração e monitoramento de projetos de médio e longo prazo. Tendo como objetivo melhorar  a renda e a qualidade de vida da população do município de Goiânia-GO.

Missão

Construir o desenvolvimento social sustentável, a partir do crescimento econômico de Goiânia, mediante a integração permanente da sociedade organizada para políticas de estado de médio e longo prazo

Visão

Permitir com que Goiânia comemore, em seu centenário, no ano de 2033, estar entre as 10 melhores cidades brasileiras para se viver!

Valores

  • Cidadania  
  • Comprometimento       
  • Cooperação/união       
  • Transparência
  • Ética
  • Equidade
  • Representatividade

Histórico do Codese

13 de maio de 2014:

Lançamento do Projeto "O Futuro da Minha Cidade", promovido pela CBIC e entidades locais, no auditório da OAB, com participação de 160 pessoas. (Consultor Sílvio Barros - Case de Maringá/PR)
Objetivo: sensibilizar e apresentar à população o potencial transformador do projeto e expor a estrutura do plano de trabalho para a implantação de um Programa de Desenvolvimento Sustentável para Goiânia.

14 de outubro de 2014:

Reunião dos "Apaixonados por Goiânia", no auditório do Sinduscon-GO, com presença de  97 pessoas. 
Objetivo: mobilizar e discutir um modelo sustentável que levasse em consideração o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente e condições de vida dignas para a nossa população
.

13 de novembro de 2014:

No auditório da Ademi-GO, com participação de 45 pessoas, começou a tomar forma o Conselho, em sua fase de institucionalização.
Objetivo: institucionalizar o Conselho e reafirmar a meta central de desenvolver um trabalho permanente de elaboração de um planejamento de longo prazo, com vistas ao crescimento ordenado e sustentável de Goiânia, visando nos próximos 19 anos transformá-la na cidade que desejamos (centenário da Capital).

28 de fevereiro de 2015:

Reunião com o consultor da Tendências Consultoria, Nathan Blanche, para apresentação do "Estudo de Competitividade para Goiânia".
Objetivo: apresentar pontos estratégicos para o desenvolvimento econômico de Goiânia e Região Metropolitana: Logística e Distribuição; Vestuário e Moda (indústria); Turismo de Negócios, Polo de Saúde, Polos Educacional e Tecnológico, Polo de Negócios Agropecuários e Aprimoramento do Sistema de Gestão Pública (desburocratização).

11 de junho de 2015:

Reunião de fundação do Codese, na sede do Secovi-GO.
Objetivo: formalizar uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, sem cunho político partidário, com a denominação de Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Goiânia (Codese). Leitura e aprovação do Estatuto Social e Regimento Interno do Conselho e sua Estrutura organizacional, bem como eleição por aclamação da diretoria executiva.

15 de agosto de 2015:

Reunião na sede do Sinduscon-GO com os gestores das  Câmaras Técnicas, diretoria do Codese e convidados.
Objetivo: definir, de forma clara e participativa, a MISSÃO, VISÃO e VALORES que nortearão as ações do Codese.


projetos em andamento
imprensa
camaras tecnicas home