• (62) 99202-3650
  • marketingcodese@gmail.com

Postado: 22/02/2022 09:56:22 | Autor: Flávia Maria Miranda de Lima

Perspectivas do Codese para Goiânia em 2022 com Carlos Alberto

O Programa Nosso Melhor entrevistou no dia 09 de fevereiro o senhor Carlos Alberto sobre quais seriam as perspectivas do Codese sobre Goiânia em 2022

Quem tem parceiros vai mais longe. Quando se fala de administração pública com o setor privado, os frutos podem ser ainda melhores. No programa desta semana nós falamos sobre as perspectivas para Goiânia e Região Metropolitana em 2022, na visão do Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico – CODESE, Carlos Alberto Moura.

Carlos Alberto avalia que 2022 é um ano atípico, com pandemia e eleições, o que exige ainda mais responsabilidade e planejamento. Ele defende a manutenção das políticas públicas e uma atuação eficiente dos governos, criando o ambiente para o setor produtivo poder se desenvolver, gerando emprego e renda.

O Codese possui projetos em parceria com a Prefeitura de Goiânia. Entretanto, há uma lentidão excessiva no andamento das discussões e implementações das propostas. “Sinto que as demandas vão ao setor público e ficam paradas”, lamenta. Vale lembrar que todos os candidatos à prefeito nas eleições de 2020 assinaram um termo se comprometendo a levar adiante as propostas que o Codese havia apresentado, ao perceberem que o conjunto de iniciativas propostas beneficiaria a cidade como um todo.

Entre os principais projetos apresentados, está a criação de uma cooperativa de mulheres que receberão treinamento e espaço para venda de artigos de moda. A proposta está na Secretaria Municipal de Política para Mulheres e aguarda andamento.

Perspectivas do Codese

Outra iniciativa é o Projeto Incubacoop, que envolve áreas como costura, reciclagem, agricultura familiar. Trata-se de uma orientação, consultoria e apoio para a criação de cooperativas em vários municípios. Por sua vez, o projeto de Habitação de Interesse Social se propõe a fazer com que toda a região metropolitana de Goiânia esteja apta a receber moradias de interesse social. O projeto está na Prefeitura desde novembro e é inspirado no modelo aplicado em São Paulo, responsável pela construção de mais de 60 mil moradias.

O projeto do Parque Cerrado já possui recursos a serem transferidos para a Prefeitura. O parque está previsto para a Região da GO-020, atrás do Paço Municipal. Para a educação, o projeto Tiradentes visa à capacitação dos diretores e gestores de escolas, para que consigam acessar mais recursos e aplicá-los da melhor maneira. Escolas que passaram por essa qualificação têm apresentado melhores resultados em notas, disciplina e desenvolvimento dos alunos.

Existem ainda vários projetos voltados para a mobilidade, a exemplo da Goiás Norte, Avenida Militar, Marginal Cascavel, entre outras. Diga-se de passagem, a modernização e ampliação da Avenida Leste-Oeste é fruto de um projeto do Codese.

Eleições

Carlos Alberto acredita que a polarização política no Brasil dificulta a criação de emprego e renda. Para ele, quanto mais gente trabalhando, menor a pressão sobre os serviços públicos. Bem melhor dar condições de pescar, que dar o peixe. Para isso, diz, é preciso criar um ambiente econômico e juridicamente confiável para atração de empresas e investimentos. A descontinuidade de projetos quando há troca de diretores ou governos é, para Carlos Alberto, um mal que precisa acabar.

Confira o programa na íntegra a seguir

Confira mais uma matéria do Codese: Entrevista no programa Café e gestão da Prefeitura de Goiânia




Abrir chat
Oi, posso te ajudar?
Olá, 👋
Em que posso ajudar?
Powered by